Jean Montelli (RS)

 

Jean Montelli Paiva nasceu na cidade de Pelotas-RS e teve seu primeiro contato com a bateria ainda criança, por volta dos sete anos de idade. Assistindo a diversos shows em sua cidade natal foi pouco a pouco se encantando pelo instrumento e desde muito cedo já teve certeza do caminho que queria seguir: ser baterista profissional.

No inicio da caminhada para a realização do seu sonho Jean escutou muito algumas bandas que, ainda hoje, estão entre as suas principais influências: Led Zeppelin, Deep Purple, Yes e Black Sabbath. Aos 14 anos ganhou sua primeira bateria, presente de sua avó, o que definiu de uma vez por todas seu caminho profissional.

Como a maioria dos músicos, no caminho da profissionalização, Jean tocou em diversas bandas de diferentes estilos, o que contribuiu muito para a bagagem e a técnica musical e conhecimento invejável que hoje está entre as suas principais características como músico. Rock and Roll, Hard rock, heavy metal, soul, blues são uns dos ritmos que fazem parte da sua formação como baterista.

Por volta de 1993, graças ao apoio e incentivo de seu pai, aprofundou seus estudos participando de vários cursos ligados à bateria, percussão clássica e canto, o que amplia não apenas seu conhecimento musical, mas também o mercado de trabalho, pois ainda é um diferencial no meio musical um baterista com capacidade de tocar e cantar.

Desde 2001 mora em Porto Alegre - RS, onde além de continuar aprimorando seus estudos, passando pela escola da O.S.P.A. e também estudado no Conservatório Souza Lima em São Paulo, realizou diversos trabalhos como sideman, entre os mais importantes estão: André Lago, Jack in the Box, Heavymind, Baby Doll, Tornado, Ágata, Fire Way, Sabbath Cadabra (cover de Black Sabbath) e OZ (cover de Ozzy Osbourne). Em 2002 fundou a banda trubuto a Mr Big onde ficou ate 2012.

Após estes trabalhos foi convidado a integrar a banda do guitarrista Richard Powell em 2005, onde está atualmente e que o tornou conhecido do grande público do Rio Grande do Sul e do Brasil. Com Richard finalizou a turnê de divulgação do segundo CD, Dedication. De abril a junho de 2006 gravou o terceiro CD do guitarrista, Dom, oficialmente lançado em março de 2007 com uma turnê de divulgação que se estendeu todo estado e São Paulo.

Ainda em 2006 ministrou 10 meses de aulas particulares no estúdio Musitek  no centro de Porto Alegre.

No mês de maio de 2007 a revista especializada em bateria Modern Drummer Brazil incluiu em sua edição uma matéria com Jean.

Ainda em 2007 participou da primeira formação do projeto paralelo do vocalista e guitarrista Jacques Maciel da banda Rosa Tattooada e fez 8 meses de turnê com a banda Riffmaker(cover ) e mais de 70 shows com a banda Bélica(cover) em Porto Alegre.

Em 2008 realizando a turnê do CD “DOM” ( incluindo pocket shows acústicos de pré-lançamento do CD) para em 2009/2010 com shows e gravação do CD promo da marca Digitech com uma visita ao repertório do Richard Powell e banda nos seus 20 anos de carreira incluindo composições inéditas.

Em Janeiro de 2010 laçou o primeiro DVD-Release da carreira onde esta tendo distribuição gratuita para manager e bandas usando de um conceito novo de mídia para divulgar seu trabalho como baterista chegando a superar espectativas e já dando inicio a gravação do seu DVD-Release parte II onde vai ter oportunidade de mostrar seu lado mais versátil como baterista.

Alem do trabalho com a banda do guitarrista Richard Powell, Jean Montelli também trabalhou de Junho 2010 a  Abril 2011 com responsabilidade e dedicação com uma das maiores bandas de cover do estado  sendo banda da casa no Bar Opinião com a Long Play Band na qual excursionou realizando mais de 70 shows em Porto Alegre, grande Porto Algre e interior do estado do Rio Grande do Sul.

 

Em Dezembro de 2010 Jean Montelli acompanho o guitarrista da banda Dr. Sin Eduardo Ardanuy em seu trabalho solo instrumental durante o evento Guitar´s In Night.

 

Em 2011 assim com gás total na banda Richard Powell lançando um EP promocional pela Digitech e tendo a honra de fazer parte da banda de apoio do Eduardo Ardanuy além de acompanhar bandas, cantores(as) em gravações e shows.

 

Em 2012 Jean Montelli caminha para 7 anos de banda junto ao guitarrista Richard Powell onde trabalham para concluir as composições do próximo CD de inéditas em estúdio.

 

Também logo no inicio de 2012 Jean Montelli é convidado para integrar o Power Trio Banda Draco oficialmente e paralelo ao trabalho com o guitarrista Richard powell, com a banda Draco na estrada a todo vapor cumprindo shows até Maio e uma breve pausa para compor e em Setembro lançarão o Single de título ( Nunca vou desistir ) onde do qual também tem regravações do primeiro CD da banda e 2 covers se fez oportuno tal registro pela linguagem mais pesada e técnica que Jean imprimiu ao interpretar as composições da banda em seu trabalho anterior.

Ao concluir está etapa, 2013 se mostra para Jean Montelli como uma grande oportunidade de continuar sua jornada como instrumentista baterista em busca diante de muita dedicação, esforço e vontade de realizar seus sonhos como músico e baterista, trabalhando ao lado do Guitarrista Richard Powell e o Baxista Valdi Dalla Rosa já com uma estrada de 8 anos de música instrumental e claro sempre lembrando de seus endorsee que muito apoiam na estrada no estúdio e nos ensaios.

Jean Montelli em 2013, continua sua trajetória gravando alguns discos e tocando bateria pelos palcos do estado do Rio Grande do Sul.

Neste ano de 2014 continua em plena força e vigor em sua carreira, Ainda em Agosto de 2014 tem o convite de integrar a banda de Rock Gaúcho ZERODOZE, a qual prossegue os trabalhos e subindo novos degraus na carreira com o merecimento de entrar no hall do festival internacional Monsters of Rock Tour 2015 subindo no palco ao lado de ícones do Metal como MötorHëad, Judas Priest e Ozzy Osbourne, começando com toda força, planos para esse ano que conta com shows  para concluir divulgação do terceiro disco da banda Zerodoze intitulado o Peso que coroe, Quarto disco de inéditas e com os pés na estrada para divulgar o novo trabalho que será lançado em 2016 em breve e seguindo estrada com as bandas ZERODOZE, Workshows de bateria e o guitarrista Richard Powell também. E trabalhos Side-man ao lado de bandas como Gueppardo ( hard Rock ), e  projetos com cantores(as).