Vaney Bertotto (RS)

 A dedicação integral à arte começou cedo na vida deste músico.Vaney Bertotto coleciona no curriculum cursos importantes e um título de projeção nacional. Foi em Salvador que Vaney especializou-se nos ritmos afro-brasileiros.

Em 2004 venceu o Batuka International Drum Fest em São Paulo, o maior festival de bateria da América do sul, Vaney concorreu com músicos do Brasil inteiro e disputou a final com outros dois músicos paulistas.

O prêmio veio, segundo a comissão julgadora, em reconhecimento pela precisão, técnica e brasilidade na bateria, adquiridos com muito estudo. Entre os jurados do festival estavam o Suíço/Americano Jojo Mayer, o argentino Gustavo Meli, os brasileiros Albino Infantozzi e Dudu Portes entre outros.

Já tocou com o grupo Pimenta do Reino, Mozer de Oliveira, Kako Xavier, Trio Instrumental Abrasileirando, Emerson Ribeiro, Enzo e Rodrigo, Bebeto Alves e Vitor Ramil, Renata Adegas, Bruno Moraes, Eduardo Garcya, Catuípe, Ernesto Fagundes, recentemente fez parte da turnê carioca com a banda Realidade Paralela, também em 2011 fez a turnê Emoções em Alto Mar, no navio Costa Serena, uma série de shows com Enzo e Rodrigo, Roberto Carlos e a bateria da escola de samba carioca Beija-Flor.

Hoje reside em Porto Alegre, ministra aulas de bateria na escola Tamborim, maior centro especializado em bateria do sul do Brasil, é baterista de estúdio da gravadora Acit, tendo em seu curriculum mais de 200 fonemas gravados.

Recentemente foi citado pela revista Modern Drummer, (edição de abril/2011) como expoente da nova geração de bateristas brasileiros, encabeçando uma lista com muitos nomes importantes do cenário nacional.

Vídeos